sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Feira Cultural - Alunos do Colégio Vereador José Balan surpreendem visitantes da Mostra Cultural

27/11/2013
Impressão
Umuarama – Os estudantes do Colégio Estadual Vereador José Balam, de Umuarama, surpreenderam os visitantes da Mostra Cultural, realizada no último sábado (23), nas dependências da instituição.
Quem visitou os estandes se surpreendeu com a originalidade e criatividade dos trabalhos, que englobaram todas as áreas e disciplinas do conhecimento curricular.
Entre as atrações que chamaram atenção merecem destaques as apresentações de danças afros e de hip-hop, além da demonstração das causas e consequências dos Tsunamis, produção de açúcar e álcool, técnicas de fotografia, reutilização de materiais recicláveis, voos de foguetes em miniatura, otimização de espaço para construção de jardins suspensos e uma alusão a Alegoria da Caverna, do filósofo grego Platão.
“Nossa proposta foi trazer a  reflexão do Mito da Caverna de Platão, para os dias atuais. Assim os alunos do 1º ano A transformaram a sala de aula em um cenário interessante, dividido em caverna e mundo externo”, comentou o professor de História e de Filosofia, Cleverson Eduardo Zanquetti.
O professor acredita que o trabalho alcançou o objetivo desejado. “Além do trabalho conjunto – reforçando a importância da equipe - a escuridão provocada por lonas nas janelas causaram curiosidade. A barraca simbolizando a caverna, a cabeça e dentro dela os preconceitos e temores humanos instigaram os visitantes a buscarem respostas fora da caverna, com lanternas que lhes davam a luz e traziam mensagens de superação e autoestima”, explicou o professor.
“Os alunos se envolveram, os professores coordenaram os trabalhos, a equipe pedagógica deu suporte e os funcionários criaram as condições ideias para a execução da Feira. Isto é educação contemporânea. Uma escola pujante e vibrante. Estou orgulhosa. Todos estão de parabéns”, reconheceu a diretora Maria Inês Madruga Chaves Soares.
O Colégio Estadual Vereador José Balam é um dos mais tradicionais da região. Situado na Praça Tamoio, oferece os ensinos Fundamental, Médio, e Profissionalizante para 730 alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário